sábado, 1 de agosto de 2015

Descrição e interpretação do meu processo de escolarização - Trabalho de Fundamentos da Educação.

O surgimento do MEPES no Brasil, em 1969,mais precisamente no antigo Mato Grosso é o inicio de uma experiência pedagógica da qual fiz parte, pois já estava com 07 anos, portanto com idade para iniciar o ciclo escolar, tendo como alternativa o processo educacional implantado no meio rural brasileiro o objetivo principal do grupo escola era a formação, tanto no aspecto social, econômico, religioso, político, para os filhos de pequenos agricultores e assentados da região da Colônia federal de Gloria de Dourados hoje MS. Em conseqüência da Reforma do Ensino proposta pela LDB n.º5.692 de 11 de agosto de 1971 ouve a conversão do Grupo Escolar para Escola Estadual de 1.º Grau, que extinguiu formalmente os grupos escolares no Brasil e dissolveu a escola primária no Ensino de 1.º Grau normalmente nosso professores eram formados ou estudantes do antigo magistério que dava a eles habilidades e disciplina, regular na aplicação do conteúdo escolar que eram através de cartilhas o único meio de os professores de acordo com o regulamento da instrução pública dar e avaliar o aproveitamento dos alunos. Apesar de ter participado do método de ensino da “decoreba”, (repetição de conteúdo ate a exaustão). Mesmo com toda dificuldade enfrentada ate terminar o ensino médio, avalio minha base de formação com positividade e fez uma diferença enorme na minha vida, não é qualquer obstáculo que consegue me barrar, sempre procuro ir ate fim em tudo o que me proponho em termos de aprendizado e confio muito em minha capacidade de superar limites. Quanto a cidade de Rio Brilhante – MS onde vivo e trabalha há mais de 30 anos o crescimento econômico da cidade da se pela agricultura e com a chegada dos primeiros imigrantes vindos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste na década de 70. No entanto, o maior desenvolvimento ocorreu após as instalações de usinas do ramo sucroalcooleiro, que, segundo estimativas da prefeitura Municipal, aumentaram a arrecadação do município em 450%, o que tornou Rio Brilhante o maior produtor de cana-de-açúcar do estado, em 2006. Com todo esse desenvolvimento e com o deslocamento de trabalhadores de outros estados principalmente do Nordeste o município tem passado por serias transformações algumas negativas, como o aumento de filas, violência, fluxo de pessoas que dependem de atendimentos básicos, como saúde, educação entre outros a cidade cresceu, mas o atendimento ao cidadão não evoluiu, faltam vagas nas escolas, lugar pra estacionar, enfim o município não tem dado conta da demanda causada pela implantação da usina produtora de álcool. E meio a tudo isto eu faço um balanço do meu desenvolvimento escolar e social, hoje sou funcionaria publica concursada, acadêmica do curso de letras /espanhol da UFMS, estou me preparando para prestar um novo concurso a nível federal, ainda tenho sonhos e capacidade para realizá-los, através de muito esforço e estudo. Tudo isto me da a certeza de que: A menina que vivia em terras doadas pela união e caminhava por 6 kms, de segunda a sexta-feira, para freqüentar o grupo primário, caminhou apesar dos pés descalços, hoje calçada, continua sua caminhada apesar dos calos adquiridos.