domingo, 16 de agosto de 2015

Resumo do texto Sociolinguística, de Maria Maura Cesario e Sebastião Votre

 I
A evolução linguística é imposta por meio da evolução sociocultural, política e econômica, pois através da lingüística surgem as explicações, evoluções, descrições e forma de utilização das palavras e seus meios de aplicações. Muitos foram os estudiosos responsáveis pela evolução da linguística, através de estudos e aprimoramento de sua utilização, desta forma surgiram às línguas dinâmicas naturais, uma linguística diversificada. Assim, pode-se ratificar que a todas as manifestações da linguagem humana constituem a matéria da lingüística, é o estudo cientifico da linguagem verbal humana. Tem como objeto a língua, pois a língua e o som são interdependentes para a manifestação da palavra. Então para concluir, os modelos teóricos desenvolvidos pela lingüística são a lingüística textual, a análise da conversação, análise do discurso, historia das idéias linguísticas, sociolinguísticas, neolinguística, psicolinguística, aquisição da linguagem e línguas indígenas. Por fim, a sociolinguística é a chave para a evolução do ser humano, o papel da língua e da fala é muito importante para o crescimento sociocultural, trazendo não só a evolução cultural, mas com certeza a evolução política e econômica de uma sociedade.

sábado, 1 de agosto de 2015

Descrição e interpretação do meu processo de escolarização - Trabalho de Fundamentos da Educação.

O surgimento do MEPES no Brasil, em 1969,mais precisamente no antigo Mato Grosso é o inicio de uma experiência pedagógica da qual fiz parte, pois já estava com 07 anos, portanto com idade para iniciar o ciclo escolar, tendo como alternativa o processo educacional implantado no meio rural brasileiro o objetivo principal do grupo escola era a formação, tanto no aspecto social, econômico, religioso, político, para os filhos de pequenos agricultores e assentados da região da Colônia federal de Gloria de Dourados hoje MS. Em conseqüência da Reforma do Ensino proposta pela LDB n.º5.692 de 11 de agosto de 1971 ouve a conversão do Grupo Escolar para Escola Estadual de 1.º Grau, que extinguiu formalmente os grupos escolares no Brasil e dissolveu a escola primária no Ensino de 1.º Grau normalmente nosso professores eram formados ou estudantes do antigo magistério que dava a eles habilidades e disciplina, regular na aplicação do conteúdo escolar que eram através de cartilhas o único meio de os professores de acordo com o regulamento da instrução pública dar e avaliar o aproveitamento dos alunos. Apesar de ter participado do método de ensino da “decoreba”, (repetição de conteúdo ate a exaustão). Mesmo com toda dificuldade enfrentada ate terminar o ensino médio, avalio minha base de formação com positividade e fez uma diferença enorme na minha vida, não é qualquer obstáculo que consegue me barrar, sempre procuro ir ate fim em tudo o que me proponho em termos de aprendizado e confio muito em minha capacidade de superar limites. Quanto a cidade de Rio Brilhante – MS onde vivo e trabalha há mais de 30 anos o crescimento econômico da cidade da se pela agricultura e com a chegada dos primeiros imigrantes vindos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste na década de 70. No entanto, o maior desenvolvimento ocorreu após as instalações de usinas do ramo sucroalcooleiro, que, segundo estimativas da prefeitura Municipal, aumentaram a arrecadação do município em 450%, o que tornou Rio Brilhante o maior produtor de cana-de-açúcar do estado, em 2006. Com todo esse desenvolvimento e com o deslocamento de trabalhadores de outros estados principalmente do Nordeste o município tem passado por serias transformações algumas negativas, como o aumento de filas, violência, fluxo de pessoas que dependem de atendimentos básicos, como saúde, educação entre outros a cidade cresceu, mas o atendimento ao cidadão não evoluiu, faltam vagas nas escolas, lugar pra estacionar, enfim o município não tem dado conta da demanda causada pela implantação da usina produtora de álcool. E meio a tudo isto eu faço um balanço do meu desenvolvimento escolar e social, hoje sou funcionaria publica concursada, acadêmica do curso de letras /espanhol da UFMS, estou me preparando para prestar um novo concurso a nível federal, ainda tenho sonhos e capacidade para realizá-los, através de muito esforço e estudo. Tudo isto me da a certeza de que: A menina que vivia em terras doadas pela união e caminhava por 6 kms, de segunda a sexta-feira, para freqüentar o grupo primário, caminhou apesar dos pés descalços, hoje calçada, continua sua caminhada apesar dos calos adquiridos.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

ENTREVISTA AVALIATIVA

Com uma noite de sexta-feira, com uma lua inspiradora, Resolvi postar entrevistas que realizei com três (03) professores/as de Língua Portuguesa que atuam na Educação Básica, e as respectivas analise de seus depoimentos para indentificar quais correntes sociológicas suas concepções se aproximam mais: Nome Fictício: Zola Idade: 42 anos Sexo: Feminino Formação: Letras/Literatura – Pedagogia/Educação especial Tempo de atuação: 21 anos 1 - Como a Senhora avalia sua contribuição para o aprendizado dos alunos do ensino básico? Em minha Opinião o meu trabalho é à base de tudo, se eu não fizer o meu trabalho bem feito. Todo o resto será comprometido. 2 - Qual a maior dificuldade encontrada para a aplicação do processo de ensino em sala de aula? A desestruturação familiar e a super lotação das salas de aula. 2.a - Exemplifique: Trabalhar sem apoio da família é super. difícil e quando isto acontece em uma sala que tem um grande número de alunos, fica mais difícil ainda, pois, as crianças oriundas destas famílias, geralmente apresentam um grau de agressividade, dificuldade de aprendizado e pouco interesse em aprender. 3 - Frequentar a escola pode mudar a vida do aluno? Sim 3.a - Como? Desde que ele queira aprender e, o principal que queira mudar de vida, pois geralmente estas crianças são desmotivadas e acham que não têm capacidade para nada e nunca vão mudar de vida. Nota: (Eulália Ribeiro da Silva – Realizadora da Entrevista). A professora entrevistada “Zola” demonstra traços de “’Pessimismo pedagógico’’; Desanimada em relação as perspectivas de aprendizado de seus alunos, chega a acreditar que, as dificuldades apresentadas são criadas tão somente pelo meio social e familiar dos quais os alunos fazem parte e não acredita que essa situação possa melhorar. Nome Fictício: Elisane Idade: 24 anos Sexo: Feminino Formação: Pedagogia Tempo de atuação: 3 anos e 6 meses 1 - Como a Senhora avalia sua contribuição para o aprendizado dos alunos do ensino básico? Creio que tenho contribuído com a formação dos meus alunos de forma plena, embora nosso esforço nem sempre sejam suficientes. Procuro sempre contribuir com a minha melhor experiência, bem como, com meus maiores esforços e empenho, mesmo sabendo que, na educação nada podemos fazer sozinhos. 2 - Qual a maior dificuldade encontrada para a aplicação do processo de ensino em sala de aula? Hoje em dia, a maior dificuldade está na motivação dos alunos, na vontade e no querer, pois não vê nenhuma possibilidade em utilizar esse recurso no futuro. 2.a - Exemplifique: Por exemplo: Na aula de literatura juvenil, o aluno não compreende porque estudar contos, crônicas, pois não vê nenhuma possibilidade em utilizar este recurso no futuro. 2.b Como a senhora tenta resolver esse problema de desmotivação? Tentando mostrar a eles que pode ser muito útil estes tipos de conhecimento, que poderá ser aproveitado no futuro ao fazerem uma prova para ingressarem na faculdade ou se quiserem no futuro serem, escritores ou ate mesmo jornalistas, esses conhecimentos irão ajudá-los. . 3.a - Freqüentar a escola pode mudar a vida do aluno? Acredito que sim quando bem orientados e estimulados. 3.b - Como? A escola é um ambiente sócio-educativo onde individuo não aprende apenas saber científicos. Na escola se constroem aprendizados para a vida social, como, a amizade e seu significado, a cooperação, o respeito ao espaço do outro, a compreensão. Além disso, seguir todos os degraus da vida escolar levara o individuo á aquilo que o mesmo almeja, planeja ou sonha. Nota: (Eulália Ribeiro da Silva – Realizadora da Entrevista). A professora entrevistada “Elisane” demonstra tendências ao Otimismo Pedagógico, pois acredita que, o aluno, independente da sua historia de vida e dificuldades, quando bem estimulado pode obter bons resultados quanto a sua vida escolar e social, assim tendo como base o saber, pode mudar seu futuro através do conhecimento, científicos ou de interação obtidos em sala de aula. Nome Fictício: Maria Idade: 52 anos Sexo: Feminino Formação: Letras/Literatura – Especialista em Educação Tempo de atuação: 11 anos 1 - Como a Senhora avalia sua contribuição para o aprendizado dos alunos do ensino básico? Acredito que tenho dado uma boa contribuição na aprendizagem do meu aluno, principalmente a aqueles que apresentam maiores dificuldades. 2 - Qual a maior dificuldade encontrada para a aplicação do processo de ensino em sala de aula? O aluno que se encontra em serie (ano) sem as devidas habilidades para a mesma e a falta de interesse dos mesmos. 2.a - Exemplifique: Não trazem os trabalhos para a classe, dificultando o planejamento estabelecido para a aplicação dos conteúdos. 3 - Freqüentar a escola pode mudar a vida do aluno? Como? A partir do momento em que o aluno adquire conhecimento formal, isto pode interferir na sua mudança de vida. Nota: (Eulália Ribeiro da Silva – Realizadora da Entrevista). Identifico traços um tanto quanto contraditórios da Linha de Otimismo Pedagógico na entrevista que realizei com a professora “Maria”, devido ela acreditar que através da otimização de ensino e das melhorias das condições didáticas e pedagógicas da rede escolar e com maior participação do aluno, ele pode vir a ter progresso obtendo mudança de vida através da escolaridade adquirida.

APRESENTAÇÃO...

Ola, Sou Lia academica do curso de Letras/Espanhol da UFMS. Apaixonada por pesquisas, adoro escrever. Resolvi criar o meu blog para plostar atividades e dicas que possam auxiliar os futuros professores e academicos do maravilhoso curso: O Meu Curso que amo de Paixão!! Bem vindos Letrados!!!