Com uma noite de sexta-feira, com uma lua inspiradora, Resolvi postar entrevistas que realizei com três (03) professores/as de Língua Portuguesa que atuam na Educação Básica, e as respectivas analise de seus depoimentos para indentificar quais correntes sociológicas suas concepções se aproximam mais:
Nome Fictício: Zola
Idade: 42 anos
Sexo: Feminino
Formação: Letras/Literatura – Pedagogia/Educação especial
Tempo de atuação: 21 anos
1 - Como a Senhora avalia sua contribuição para o aprendizado dos alunos do ensino básico?
Em minha Opinião o meu trabalho é à base de tudo, se eu não fizer o meu trabalho bem feito. Todo o resto será comprometido.
2 - Qual a maior dificuldade encontrada para a aplicação do processo de ensino em sala de aula?
A desestruturação familiar e a super lotação das salas de aula.
2.a - Exemplifique:
Trabalhar sem apoio da família é super. difícil e quando isto acontece em uma sala que tem um grande número de alunos, fica mais difícil ainda, pois, as crianças oriundas destas famílias, geralmente apresentam um grau de agressividade, dificuldade de aprendizado e pouco interesse em aprender.
3 - Frequentar a escola pode mudar a vida do aluno?
Sim
3.a - Como?
Desde que ele queira aprender e, o principal que queira mudar de vida, pois geralmente estas crianças são desmotivadas e acham que não têm capacidade para nada e nunca vão mudar de vida.
Nota: (Eulália Ribeiro da Silva – Realizadora da Entrevista).
A professora entrevistada “Zola” demonstra traços de “’Pessimismo pedagógico’’; Desanimada em relação as perspectivas de aprendizado de seus alunos, chega a acreditar que, as dificuldades apresentadas são criadas tão somente pelo meio social e familiar dos quais os alunos fazem parte e não acredita que essa situação possa melhorar.
Nome Fictício: Elisane
Idade: 24 anos
Sexo: Feminino
Formação: Pedagogia
Tempo de atuação: 3 anos e 6 meses
1 - Como a Senhora avalia sua contribuição para o aprendizado dos alunos do ensino básico?
Creio que tenho contribuído com a formação dos meus alunos de forma plena, embora nosso esforço nem sempre sejam suficientes. Procuro sempre contribuir com a minha melhor experiência, bem como, com meus maiores esforços e empenho, mesmo sabendo que, na educação nada podemos fazer sozinhos.
2 - Qual a maior dificuldade encontrada para a aplicação do processo de ensino em sala de aula?
Hoje em dia, a maior dificuldade está na motivação dos alunos, na vontade e no querer, pois não vê nenhuma possibilidade em utilizar esse recurso no futuro.
2.a - Exemplifique:
Por exemplo: Na aula de literatura juvenil, o aluno não compreende porque estudar contos, crônicas, pois não vê nenhuma possibilidade em utilizar este recurso no futuro.
2.b Como a senhora tenta resolver esse problema de desmotivação?
Tentando mostrar a eles que pode ser muito útil estes tipos de conhecimento, que poderá ser aproveitado no futuro ao fazerem uma prova para ingressarem na faculdade ou se quiserem no futuro serem, escritores ou ate mesmo jornalistas, esses conhecimentos irão ajudá-los.
.
3.a - Freqüentar a escola pode mudar a vida do aluno?
Acredito que sim quando bem orientados e estimulados.
3.b - Como?
A escola é um ambiente sócio-educativo onde individuo não aprende apenas saber científicos. Na escola se constroem aprendizados para a vida social, como, a amizade e seu significado, a cooperação, o respeito ao espaço do outro, a compreensão.
Além disso, seguir todos os degraus da vida escolar levara o individuo á aquilo que o mesmo almeja, planeja ou sonha.
Nota: (Eulália Ribeiro da Silva – Realizadora da Entrevista).
A professora entrevistada “Elisane” demonstra tendências ao Otimismo Pedagógico, pois acredita que, o aluno, independente da sua historia de vida e dificuldades, quando bem estimulado pode obter bons resultados quanto a sua vida escolar e social, assim tendo como base o saber, pode mudar seu futuro através do conhecimento, científicos ou de interação obtidos em sala de aula.
Nome Fictício: Maria
Idade: 52 anos
Sexo: Feminino
Formação: Letras/Literatura – Especialista em Educação
Tempo de atuação: 11 anos
1 - Como a Senhora avalia sua contribuição para o aprendizado dos alunos do ensino básico?
Acredito que tenho dado uma boa contribuição na aprendizagem do meu aluno, principalmente a aqueles que apresentam maiores dificuldades.
2 - Qual a maior dificuldade encontrada para a aplicação do processo de ensino em sala de aula?
O aluno que se encontra em serie (ano) sem as devidas habilidades para a mesma e a falta de interesse dos mesmos.
2.a - Exemplifique:
Não trazem os trabalhos para a classe, dificultando o planejamento estabelecido para a aplicação dos conteúdos.
3 - Freqüentar a escola pode mudar a vida do aluno? Como?
A partir do momento em que o aluno adquire conhecimento formal, isto pode interferir na sua mudança de vida.
Nota: (Eulália Ribeiro da Silva – Realizadora da Entrevista).
Identifico traços um tanto quanto contraditórios da Linha de Otimismo Pedagógico na entrevista que realizei com a professora “Maria”, devido ela acreditar que através da otimização de ensino e das melhorias das condições didáticas e pedagógicas da rede escolar e com maior participação do aluno, ele pode vir a ter progresso obtendo mudança de vida através da escolaridade adquirida.
Como acadêmica do curso de graduação em Letras/Espanhol ministrado pela UFMS - Polo de Rio Brilhante MS. Decidi reunir no presente blog as minhas experiências no ensino de Letras e Espanhol.
sexta-feira, 31 de julho de 2015
APRESENTAÇÃO...
Ola, Sou Lia academica do curso de Letras/Espanhol da UFMS. Apaixonada por pesquisas, adoro escrever. Resolvi criar o meu blog para plostar atividades e dicas que possam auxiliar os futuros professores e academicos do maravilhoso curso: O Meu Curso que amo de Paixão!! Bem vindos Letrados!!!
Assinar:
Postagens (Atom)